Rádio Liberdade


03/09/12 - 11:11
Patrona 2012


Nilza Lessa é a patrona da Semana Farroupilha Estadual 2012
Patrona 2012
Foto: Divulgação
Nascida em 1932 em Santana do Livramento, Nilza Lessa, viúva do saudoso Barbosa Lessa, é a primeira mulher a ser homenageada com o título de Patrona dos Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul.

A proposta foi discutida na reunião do dia 16 de maio, da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e aprovada por unanimidade.

Nilza conheceu Barbosa Lessa no 3º Congresso Tradicionalista Gaúcho, na cidade de Ijuí, em 1956, quando foi designada, juntamente com outras duas professoras, para acompanhar o Congresso. Naquela época acontecia o baile do evento e eles, depois de se conhecerem, marcaram o encontro para a noite festiva. As moças ficavam hospedadas em casas de familias, como era de costume nos Congressos pelo interior: "O Henrique Cesar, primo do Lessa, que era de Pelotas, tirou a Maria Inês pra dançar, mas precisava de mais uma moça, pois era o Chote de duas damas. Depois ficamos na mesa conversando" - recorda Nilza.

Naquele ano de 1956 ficou a promessa de casamento para dali há 4 anos, pois também seria bisexto. Lessa foi para São Paulo e Nilza para Uruguaiana. Os anos se passaram e, a comunicação era precária, mas em novembro de 1959 eles noivavam e, em 1960, conforme a promessa, casaram. Passaram a lua-se-de-mel no Rio de Janeiro e rumaram para trabalhar em São Paulo, onde trabalharam em produção de televisão.
Nilza foi professora, produtora de TV, de Festas e eventos, Gerente da Churrascaria do 35 CTG e teve uma loja de artigos gauchescos nos abrigos da praça XV para atender os turistas que vinham à capital.

Hoje Nilza vive em Porto Alegre, num apartamento com uma linda vista para o Guaiba e o pôr do sol. Sua casa é repleta de costuras, bichinhos, quadros, colchas de retalhos e a arte que sempre acompanhou a sua vida.



Rede Pampa
Rádio Liberdade FM